
CLIENTE: OCEANÁRIO DE LISBOA
LOCAL: LISBOA, PORTUGAL
PROJECTO: MASCOTES PARA O OCEANÁRIO DE LISBOA
ANO: 2017
TIPO: DESIGN & BUILD
Eventos & Atracções
Inclusivo
Jogos & Socializar
Branding
Inaugurado em 1998, durante a última exposição mundial a decorrer no século XX, intitulada “Os oceanos, uma herança para o futuro”, o Oceanário de Lisboa é um grande aquário cujo prestígio é amplamente reconhecido, tendo recebido, por diversas vezes, o Prémio de Melhor Aquário do Mundo pelo ‘Travelers’ Choice′ do TripAdvisor.
Enquadrado na paisagem junto ao rio Tejo, tem como mascote principal o boneco Vasco, o super-herói defensor do oceano, criado para homenagear Vasco da Gama, o grande navegador português.
Em 2017 a Play Planet foi convidada a produzir uma segunda cabeça do Vasco, a emblemática peça temática ancorada na baía em frente ao Oceanário (porto do rio Tejo), visível mesmo a média distância. Numa ótica de manutenção e conservação, esta peça é removida pela Play Planet a cada 6 meses, para ser limpa e recuperada, aproveitando-se a mesma deslocação para instalar a sua réplica, que aí permanecerá por mais meio ano.
Fomos também chamados a recuperar a grande figura do Vasco que “saúda” os visitantes em frente à entrada principal e a produzir uma nova figura do Vasco, mais pequena, para instalação no interior do edifício. E, para uma instalação temporária, durante o Verão de 2017, a Play Planet produziu ainda um ponto de carregamento de telemóveis, inspirada na forma da cabeça do Vasco, com mesa e bancos. Este ponto de carregamento tem a particularidade de não necessitar de energia elétrica, mas de operar com sistema interno por energia cinética, activado pelos utilizadores girando um dos 2 discos, embutidos na mesa.