
CLIENTE: JOÃO SOUSA BALTASAR SA.
LOCAL: CASTELO BRANCO, PORTUGAL
PROJECTO: PARQUE DO BARROCAL
ANO: 2020
TIPO: PROJECTO E CONSTRUÇÃO

Família
Jogos e Socializar
Natureza & Ambiente
A origem deste parque, com uma paisagem de blocos graníticos de formas muito particulares, está associada à instalação de uma gigantesca massa magmática com cerca de 310 milhões de anos. A rugosidade desses blocos permitiu a preservação de seu caráter natural ao longo do tempo, tornando-se um santuário de fauna e flora.
Além da sua enorme riqueza natural, é de assinalar agora também a arquitetónica, resultado da visão dos arquitetos do atelier TOPIARIS, a quem foi atribuído o projeto de requalificação desta área natural singular. O desenho de infraestruturas essenciais enquadrou-se no objetivo de mínimo impacto na paisagem, de conservação da natureza, diversificação do lazer, educação ambiental e de dinamização turística e cultural da região.
No parque, os trilhos e passadiços foram desenhados no sítio, adaptando-se às singularidades topográficas e geológicas de cada lugar, os quais, juntamente com os seus 7 mirantes, proporcionam plataformas de observação privilegiadas, salvaguardando zonas naturais sensíveis.
A Play Planet foi convidada por este prestigiado atelier de arquitetura paisagista a desenvolver o parque infantil do Parque do Barrocal, exatamente com os mesmos pressupostos: a perfeita integração e o mínimo impacto na paisagem.
Assim, foram desenvolvidos 3 grandes escorregas de taludes, os quais acompanham a topografia e os passadiços, tendo o mais alto, e mais comprido, cerca de 7m de altura e 17m de comprimento. De igual forma, concebeu-se uma grande rede de trepar e de chillout, com cerca de 9,3×9,6m e 2,5m de altura, a qual se encontra fixa a uma grande massa natural rochosa. Como complemento foi ainda instalada uma ponte de equilíbrio de linha naturalizada, em madeira.
O projeto de requalificação deste Parque, realizado pelo atelier Topiaris, é um excelente exemplo de como uma paisagem natural pode ser preservada em contexto urbano, tendo recebido diversos prémios internacionais de arquitetura como o Architecture Master Prize na categoria de espaços públicos e o World Architecture News Awards, na categoria Urban Landscapes.