CLIENTE: SHUROOQ – SHARJAH INVESTMENT & DEVELOPMENT AUTHORITY
LOCAL: SHARJAH, EMIRADOS ÁRABES UNIDOS
PROJECTO: HEART OF SHARJAH
ANO: 2015
TIPO: DESIGN & BUILD

Eventos & Atracções 

Família

Informativo, Jogos, Socializar

 Temático

O mar desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de Sharjah e foi a principal razão para os primeiros colonos escolherem este local há mais de 6.000 anos. Mais tarde, desde o início das negociações com o leste até a primeira metade do século XIX, Sharjah tornou-se o porto mais importante do baixo Golfo Arábico e uma das cidades mais ricas da região. Naquela época, a apanha da pérola representava 95% do rendimento da região. A importância marítima de Sharjah, mais especialmente a pesca de pérolas, está em foco neste espaço de jogo interativo, constituindo o seu tema principal.

Para o desenvolvimento deste projecto os criativos da Play Planet tiveram de estudar todo o processo e história da apanha das pérolas em Sharjah, para poder representá-la de forma fidedigna no espaço de trabalho, uma área rectangular com aproximadamente 672m2.

O parque foi dividido em duas áreas principais, o mar, onde as pérolas eram apanhadas, e a terra, onde as pérolas eram comercializadas. O elemento principal do parque corresponde a uma réplica de um “Sambuq”, o barco à vela típico da região, antigamente usado na pesca de pérolas, navegando sobre grandes ondas provocadas pelo “Shamal” (vento do Norte). Dentro do barco, várias surpresas interactivas aguardam os utilizadores, como um barril especial repleto de ostras. Tocando no barril, irá ativar o conteúdo de áudio escondido, dispondo de informações interessantes sobre a pesca de pérolas. Para adicionar um pouco mais de espírito e realismo, recriamos alguns dos procedimentos e personagens, como um mergulhador usando a típica mola de madeira no nariz para manter as narinas fechadas, trabalhando com um poderoso puxador de corda, responsável por levantar as cestas de ostras e o mergulhador. Foram também representados alguns dos maiores perigos para os mergulhadores como a raia e as alforrecas.

Junto à costa podemos encontrar mais personagens e objectos temáticos: o comerciante, apresentando as pérolas num pano vermelho e negociando-as com outro homem, uma mulher usando as vestes tradicionais, um baú de tesouro, um cozinheiro vendendo peixe, e no areal, várias palmeiras, as redes e os cestos de pesca.

Ao explorar os equipamentos e os vários pontos de informação interactivos embutidos nos produtos, os utilizadores podem aprender tudo sobre a pesca da pérola, a sua tripulação, o estilo de vida espartano dos caçadores de pérolas, os métodos que quase não mudaram em séculos, as criaturas marinhas perigosas a que estavam expostos, os mitos e lendas associados às pérolas, o comércio e muitas outras informações interessantes sobre o património marítimo de Sharjah. Um exemplo perfeito de aprendizagem através da brincadeira.

DESENHO TÉCNICO

RENDERS

PRODUÇÃO

INSTALAÇÃO

OBRA FINALIZADA